top of page
425155069_963694925334918_7381488202894387192_n.webp

Olá

Eu sou o Netherland Dwarf, um coelho anão e conhecido por ser um bichinho muito esperto e que adora seus tutores, expresso bastante carinho e docilidade. Em outras palavras, sou a companhia perfeita para quem gosta de passar tempo com um peludinho.

Minha história

O Anão Holandês (Netherland Dwarf), teve sua origem na Holanda no início do século XX, onde pequenos coelhos poloneses foram cruzados com coelhos selvagens menores. Após várias gerações, resultou em um coelho doméstico muito pequeno, disponível em uma variedade de cores e padrões. Os primeiros Netherland Dwarf foram importados para o Reino Unido em 1948 e, posteriormente, para os Estados Unidos nas décadas de 60 e 70. A raça foi oficialmente reconhecida pela Associação Americana de Criadores de Coelhos em 1969, com a adoção de um padrão próprio, diferente do padrão britânico/europeu.

Características

  • O coelho Netherland Dwarft é a menor raça de coelho do Mundo, são enérgicos, brincalhões e independentes.

  • Ótima opção para quem tem pouco espaço em casa e quer sair do tradicional.

  • Adulto ele mede em torno de 20cm a 25cm pesando a média de 1kg.

  • Pelagem curta, orelhas pequenas e juntas e focinho achatadinho é a sua característica mais marcante, o que o mantém sempre com carinha de bebê.

  • Animais de excelente padrão genético.

  • Não precisam de muito espaço. Gaiola, viveiro, cercado para eles representam segurança.

  • Custo de manutenção baixo (ração, etc).

  • Não fazem barulho.

  • Dóceis e brincalhões. Adoram dar e receber carinho.

  • São super higiênicos e altamente adestráveis, atendem pelo nome e aprendem a fazer suas necessidades no local adequado.

Saúde

  No geral, os Netherland Dwarfs são bastante resistentes às doenças, mas assim como qualquer coelho podem adoecer, portanto, é fundamental o acompanhamento com um(a) médico(a) veterinário(a) especializado em pets não convencionais (silvestres e exótico) pelo menos uma vez ao ano para garantir que o pet esteja saudável e diagnosticar precocemente possíveis enfermidades.

Temperamento

 Nos anos 70 e 80, os Netherland Dwarf eram conhecidos por seu temperamento arisco e, às vezes, agressivo, devido à seleção de animais reprodutores focada principalmente no porte reduzido, sem considerar o temperamento. Inicialmente, comportavam-se mais como coelhos selvagens do que domésticos e não eram ideais como animais de estimação. No entanto, ao longo de gerações de reprodução seletiva, o Netherland Dwarf moderno tornou-se dócil e amigável, embora ainda possa ser mais enérgico do que coelhos de raças maiores.

Inteligência

  Os coelhos Netherland Dwarf são mais agitados e cheios de energia, sendo bastante curiosos e tornando-se uma companhia bem ativa para brincar e partilhar momentos incríveis.

Cuidados

Por ser uma raça com pelagem curta, uma escovação por semana já é o suficiente, mas durante a troca de pelo o ideal é escová-la pelo menos duas vezes por semana. Os demais cuidados necessários são os mesmos para qualquer outro coelho. O recomendado ao adquirir um coelho como pet é levá-lo para uma consulta de orientação com um(a) médico(a) especializado em pets não convencionais (silvestres e exóticos) para aprender como criá-lo de forma adequada.

bottom of page