História
É uma raça relativamente nova, sendo reconhecida pelo British Rabbit Council (BRC) em 2002 e pela American Rabbit Breeders Association (ARBA) em 2014. Sua origem é incerta, mas uma das teorias existentes defende que foi desenvolvida na Bélgica, no século XX, a partir do cruzamentos entre as raças Swiss Fox e Belgian Dwarf (Anão Belga), cujas ninhadas sofreram uma mutação genética responsável pelos primeiro exemplares com juba.
Posteriormente, ao chegar na França, novos cruzamentos com raças pequenas foram feitos até obter o Lionhead Europeu atual.
Características
-
O Coelho Mini Lion é uma recente raça de coelho doméstico originária da França e da Bélgica.
-
Ótima opção para quem tem pouco espaço em casa e quer sair do tradicional.
-
O temperamento é tranquilo e bastante amigável, característica mais marcante da raça é a juba de leão que forma ao redor do rostinho, o que denomina a raça Mini Lion.
-
Na idade adulta, medem em torno de 25 cm a 30cm, pesando no máximo 2kg.
-
Pelos longos e lisos de fácil manutenção.
-
Animais de excelente padrão genético.
-
Benefícios:
-
Não precisam de muito espaço. Gaiola, viveiro, cercado para eles representam segurança.
-
Custo de manutenção baixo (ração, etc).
-
Não fazem barulho.
-
Dóceis e brincalhões. Adoram dar e receber carinho.
-
São super higiênicos e altamente adestráveis, atendem pelo nome e aprendem a fazer suas necessidades no local adequado.
Saúde
Uma raça de coelho com pelagem longa, que é propensa a desenvolver problemas como tricobezoar gástrico devido ao hábito de lamber o pelo. Recomenda-se uma dieta rica em fibras para promover a saúde gastrointestinal, além de escovar regularmente a pelagem para evitar o acúmulo excessivo de pelo. Como raça anã, o Mini Lion também é suscetível à maloclusão dos dentes incisivos, o que pode levar a problemas dentários e gastrointestinais. É essencial realizar inspeções orais periódicas e fornecer uma alimentação adequada. Recomenda-se buscar atendimento veterinário diante de quaisquer sintomas físicos ou comportamentais.
Temperamento
Muito amigáveis e brincalhões. Assim como qualquer outro coelho, podem ser mais reservados com pessoas que não conhecem.
Inteligência
São animais inteligentes e apesar de ser um pouco mais difícil de serem treinados do que um cão, é totalmente possível.
Cuidados
Para garantir a saúde e bem-estar do Mini Lion, é recomendado escová-lo pelo menos duas vezes por semana para evitar nós e remover sujeiras, especialmente nas áreas de pelo longo como a juba e a saia. Devido à juba proeminente, é aconselhável usar bebedouros tipo "nipple" ou mamadeira para evitar que o pelo fique úmido e cause inflamações. Outros cuidados são semelhantes aos de qualquer coelho. Para orientações detalhadas sobre como cuidar adequadamente desse tipo de coelho e garantir sua qualidade de vida, é recomendável consultar um veterinário especializado em pets não convencionais.